Mulheres, que espaço temos, que espaços queremos?

Publicado em 16/3/16 às 12h20
Publicidade

Ana Abreu de Souza

No dia 8 de março comemoramos o dia Internacional da Mulher, este dia identificado num contexto de luta feminista, que coloca em pauta nossos direitos igualitários em relação a vida e ao trabalho. Neste dia devemos nos unir não apenas para nos parabenizar pelas vitórias mas para refletir sobre a nossa real situação nos tempos atuais, analisar qual e onde temos espaços em nossa sociedade.

Na área da política ainda temos um percurso longo a ser construídos, somos 52% dos eleitoires, somos alvo de discursos “falsos” durante a campanha visto que impera somente o objetivo de captarem os nossos votos, dos candidatos que elegemos quais criam políticas públicas para garantir o direito igualitário entre homens e mulheres?

Numa breve análise sobre a política brasileira podemos perceber que as mulheres representam 52% dos eleitores porém apenas 9% das mulheres nos representam no Congresso Nacional, estes dados mostram que somos subrepresentadas, que precisamos assumir o nosso papel e acreditar que o poder também poder ser estabelecido por mulheres.

Sabemos que nós mulheres temos dificuldades em nos dedicar a vida política pois temos múltiplas jornadas, e carregamos um peso histórico da sociedade. Ouvimos e vemos desde nosso nascimento que o poder é do homem e por um contexto equivocado demoramos a acreditar que MULHER pode assumir projetos de poder em suas diferentes dimensões: legislativa, executiva e judiciária.

Cabe a nós, mulheres, abraçar a nossa luta e reconhecer que ao acreditar em nós poderemos colocar em todos os espaços de poder o olhar feminino que fortalece a razão e a compreensão humana nas relações entre nossas vidas e a vida de uma população.

A todas as mulheres eu parabenizo e convido a assumir o seu importante papel em nossa sociedade. Quem melhor nos representa somos nós! Continuemos a nossa luta.

Ana Abreu de Souza

Ana Abreu de Souza é professora e Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Sâo Paulo.

Comentários

  1. elaine

    Alem de toda trajetoria profissional, Ana Abreu eh hoje uma das maiores liderancas politica de nossa cidade. Tem e sempre terá meu apoio.

    responder

Deixe um comentário

Publicidade