O Preço da Água (Coluna do Consumidor)

Publicado em 25/11/11 às 1h30
Publicidade

Por maioria de votos, os vereadores de Jacareí aumentaram o salário para a próxima legislatura. O eleitor surpreendeu-se com a majoração gigantesca (mais de 80%), pois o projeto nem sequer estava previamente pautado na ordem do dia.

Pois parece que a prática legislativa propagou-se para o SAAE – a tarifa do fornecimento de água para consumo humano e do tratamento de esgoto também sofreu um aumento considerável, as contas praticamente dobraram de um mês para outro.

O alto custo tem razão de ser, a água torna-se paulatinamente um recurso escasso. Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou e o consumo de água cresceu sete vezes. Enquanto isso, a redução de reservas aquáticas foi superior a 60%, agravada pelo uso na agricultura, contaminação por agrotóxicos, poluição doméstica e industrial.

Mesmo diante desse quadro preocupante, desperdiçamos muito – jogamos fora 45% da água potável fornecida pelo sistema público, sem a devida utilização. A água de reuso é uma excelente alternativa, custa metade do preço (porque não precisa passar por tratamento) e seria útil para 90% das atividades cotidianas, tais como descarga sanitária, irrigação de gramados, lavagem de calçada e veículos.

Aliás, tem solução mais barata ainda: as novas construções – residências, prédios, escolas e complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva para o uso geral fora do consumo humano.

A conferência ambiental mundial realizada no Rio de Janeiro abordou vários tópicos até hoje pouco explorados pelo setor econômico, pois não investimos o suficiente em tecnologia apropriada e capacitação técnica para o manejo dos recursos hídricos. É uma pena observar que avançamos tão pouco de 1992 para cá.

De volta às contas do morador da cidade, a Promotoria de Justiça não é contra a prática de aumento, quando indispensável. Porém, seria mais adequado e humano que ela fosse diluída ao longo de alguns meses, para melhor ajuste do orçamento sacrificado das famílias de baixa renda.

Comentários

  1. Vinicius Oliveira

    Como todos já sabem a água torna-se paulatinamente um recurso escasso. Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou e o consumo de água cresceu sete vezes. Enquanto isso, o SAAE não se preocupa com vazamentos em rua públicas localizadas no bairro ex: Já estou a 80hs sem água em minha residência devido ao vazamento de água em minha calçada já abri uma reclamação sobre o problema mas até agora não apareceu ninguém para verificar e toda vez que ligo no 0800 725 0330
    para verificar o andamento de minha solicitação hora sou informado que em falta de água o atendimento deve ser em 24hs e em outros caso me informam que este procedimento leva até 72hs , isto é um absurdo com todo o trabalho de concientização da população o próprio fornecedor de água de Jacareí – SAAE não esta nem aí com vazamento em Jacareí- SP segue o nº da minha reclamação 3093921

    Peço ajuda de todos quanto ao descaso que venho passando a 3 dias sem abastecimento de água. Desde já agradeço a atenção de todos obrigado

    responder
  2. Cida Petronilho Begotti Cardoso

    absurdo aumentar o preço da água assim, querem descontar o valor de coisas absurdas que fazem?as famílias mais pobres sofrerão…que natal elas terão?que vida terão?aonde vai parar isso, enqanto isso a saúde vai de mal a pior…

    responder
  3. José Eduardo

    Realmente o consumo desordenado e desconcientizado da água é preocupamte, mas um aumento desses de uma só vez e sem comunicação a população é abusivo demais , não há justificativa para tal ação por parte do SAAE e poder público, vergonha termos pessoas no comando de nossa cidade que não tem essa visão.

    responder
  4. Marcos Avlis

    Também pagamos por uma coisa que não é feito, ou seja, o tratamento de esgoto. Hoje só é tratado 20% do esgoto em Jacareí e a Obra do Turi que elevaria para 70% o tratamento de esgoto está parada e já consumiu mais de 135 milhões até agora.

    responder

Deixe um comentário

Publicidade