Os Perigos do Amendoim (Coluna do Consumidor)

Publicado em 18/11/11 às 5h43
Publicidade

Os frequentadores das mesas de bar dizem que o problema da porção de amendoim é a quantidade de cerveja que se toma junto. É uma grande verdade, pois o exagero é sempre maléfico. No entanto, o consumidor precisa tomar outros cuidados com o amendoim e prestar atenção para só ingerir produtos de boa qualidade, que garantam a sua saúde.

Como tudo que vem da terra, o amendoim não está imune a fungos e estes produzem uma substância chamada aflatoxina, tóxica, perigosa para o organismo e potencialmente cancerígena.
A aflatoxina é resistente a altas temperaturas (não adianta torrar, assar ou cozinhar o grão) e tem efeito cumulativo no corpo humano. Quando consumida em altas doses, pode provocar danos graves à saúde, como cirrose, hepatite B e hemorragia nos rins.

O consumidor nem imagina outros riscos ocultos numa simples porção, seja o produto cru, com ou sem casca, industrializado ou japonês. Por exemplo, as gestantes também devem evitar o consumo de amendoim com alta dosagem de aflatoxina, haja vista que pode acarretar deformações no feto.

O nível máximo de concentração de aflatoxina permiti- do pela legislação brasileira é de 30 miligramas por quilo de amendoim. Acima disso é perigoso para o consumo humano, mas recentemente o lote 03073 da marca Kisabor atingiu quantidade dez vezes maior.

Outras empresas foram submetidas ao teste e seus produtos foram aprovados. As entidades de defesa do consumidor aguardam que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) e o Ministério da Agricultura intervenham na indústria infratora e recolham o lote envenenado.

Em Jacareí, o consumidor é sempre mais prevenido e não deve esperar a providência das autoridades federais. Se encontrar o lote da marca mencionada à disposição na prateleira de qualquer estabelecimento, deve levar o fato imediata- mente ao conhecimento da Promotoria do Consumidor, para que seja adotada a proteção cabível.

Comentários

  1. Norival Caricaturista

    E como saber se o amendoim , esta infectado ou não, quem garante que mesmo com selo de qualidade , ele não esta contaminado? Gosto muito do amendoim , por sua qualidades e vitaminas, e não gostaria de parar, alguém ai pode responder?

    responder

Deixe um comentário

Publicidade