Cinema em Jacareí ganha força com iniciativas independentes

Publicado em 7/11/14 às 10h38
Publicidade

No dia 5 de Novembro foi lembrado o Dia do Cinema Brasileiro. Nesta data, em 1896, ocorreu a primeira exibição pública de um filme em terras brasileiras. Desde seu nascimento, o cinema sofreu diversas transformações e a internet foi um dado importante nesse processo. Atualmente, quase todas as produções audiovisuais utilizam a internet para exibir produções ou, ao menos, divulgá-las.

Em Jacareí, a cultura do cinema vem ganhando cada vez mais adeptos, e profissionalizando entusiastas. Um dos destaques recentes desta ebulição cultural, é o Núcleo de Audiovisual de Jacareí. Após se formarem em uma oficina de audiovisual, um grupo de estudantes formou, em 2013, o Núcleo de Audiovisual de Jacareí, que vem desenvolvendo diversas produções na cidade. Atualmente o núcleo desenvolve a Websérie “Ofícios de Jacareí”, que visa preservar a memória de trabalhos que, aos poucos, estão desaparecendo. Entre as profissões registradas na série estão: alfaiate, barbeiro e sapateiro.

Wagner Rodrigo, formado em rádio e TV, foi quem ministrou a oficina que deu origem ao Núcleo. Ele acredita que, atualmente, está mais fácil trabalhar com conteúdo audiovisual, especialmente por causa da internet. Wagner disse também que enxerga um cenário de crescimento da área na cidade. “Tem muita gente produzindo coisas bacanas de audiovisual na cidade”, comentou. Ele avalia que a maior facilidade tecnológica permite que hoje, como é o caso de Jacareí, muita gente possa produzir conteúdo audiovisual.

Além da formação do Núcleo, a oficina resultou em dois curtas-metragem premiados. O curta “O analisando e a coruja” proporcionou ao jacareiense Dannyel Leite uma viagem a Brasília para o Festival de Cinema. Dannyel é formado em publicidade, e trabalhava como design gráfico. Ele começou a trabalhar com vídeos após participar da oficina.

O curta “Extração”, escrito e dirigido por Gláucia Veloso, foi um dos selecionados para o “Residência Pontos MIS”.  Gláucia foi a única jacareiense a participar da residência de uma semana de formação em São Paulo. Durante a formação, ela pôde fazer uma visita técnica na produtora de Fernando Meirelles e teve aula com grandes profissionais do cinema brasileiro como Di Moretti, Paula Cosenza, Victor Hugo Borges, Roberto Gervitz, Carlos Ebert, entre outros.

No dia 11 de Novembro estreia no canal do youtube “Ofícios de Jacareí” o primeiro episódio da Websérie. Mais informações: www.facebook.com/oficiosdejacarei.

Equipe do Núcleo de Audiovisual de Jacareí - Cinema

Equipe do Núcleo com um dos personagens da websérie “Ofícios de Jacareí”

 

Cinema em Jacareí – Acompanhe novidades pelo nosso Facebook!

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade