Metalúrgicos da Latecoere iniciam greve por PCS

Publicado em 25/3/15 às 3h50
Publicidade

Os metalúrgicos da Latecoere, de Jacareí, entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira, dia 25, pela elaboração de um novo Plano de Cargos e Salários (PCS). Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, entre as empresas do setor aeronáutico, a Latecoere é a que paga os menores salários. “O PCS da fábrica possui 57 faixas salariais, sendo que 60% dos trabalhadores da produção ocupam as menores e apenas 10 operários estão nas mais especializadas, com salário de cerca de R$ 2.800. Além disso, há inúmeros casos de desvios de função”, alega.

Diante desta realidade, os metalúrgicos reivindicam um PCS com 14 faixas salariais, além do enquadramento de função com a respectiva descrição de atividade para acabar com os desvios. Os operários também reivindicam o pagamento de 50% de adicional noturno (atualmente a empresa paga 35%) e o fim da pressão por produção e do assédio moral.

Para combater o forte assédio existente na fábrica, os metalúrgicos exigem a realização de uma pesquisa de clima, a ser aplicada por uma empresa independente, que apure os fatos e puna os culpados. A Latecoere possui 330 trabalhadores e produz a fuselagem para a Embraer.

latecoere

Foto: Cláudio Vieira

Até o momento, a Latecoere não respondeu às nossas tentativas de contato.

Greve Latecoere – Acompanhe novidades pelo nosso Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade