Censores da liberdade de imprensa: Não passarão! – Opinião de 23/10/2015 (Parte 2)

Publicado em 23/10/15 às 1h00
Publicidade

Leia também a parte 1: “Arrocha Para o Futuro” 

Na semana passada o Secretário de Governo Pedro Orlando encaminhou, por engano, um e-mail ao Semanário dizendo:

“Doni,o Semanário já começou a elevar o tom. Será que não podemos fazer algo? Tipo interpelar na Justiça o que eles colocam sempre que tentaram falar com a Prefeitura mas que o prefeito não permite que falemos? Podemos juntas umas 10 edições e todas elas têm isso, e alegar que nunca fomos procurados…
Pedro”

Doni é o atual Secretário de Comunicação, Donizete Albuquerque, destinatário confirmado por Pedro em contato telefônico. A ameaça de interpelação judicial também foi confirmada, e confrontada com a realidade:

Na segunda gestão Marco Aurélio (PT), a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jacareí estabeleceu uma censura ao acesso às informações oficiais da Prefeitura pelo Semanário. Desde então, este veículo luta insistentemente e incansavelmente para obter pareceres do Executivo sobre denúncias feitas contra o Governo.

Inúmeras tentativas foram feitas, por nossa parte, de retomar o contato, pelo bem da informação pública. Em vão tentamos. A última orientação, já padronizada desde a década passada, é de que o Semanário passe e-mails à Secretaria para solicitar as informações. As dezenas de e-mails enviados nos últimos anos estão reunidas e documentadas – o que foi informado ao secretário de Governo. Este, munido desta informação, questionou o Secretário de Comunicação, que confirmou o recebimento dos e-mails com questionamentos do Semanário.

 Publicidade Relacionada:

Ou seja, o secretário de Governo, que já foi secretário de Comunicação na cidade, parece não estar ciente da postura de questionamentos insistentes e inócuos do Semanário de Jacareí, que já dura anos. Interpelação judicial significa acionar o Poder Judiciário para confrontar ou questionar uma pessoa ou instituição. A iniciativa de Pedro pretenderia impôr medo a este veículo? Seria inútil tentar.

O Semanário de Jacareí, como já dito, reúne provas documentais de suas tentativas de contato com a Prefeitura. Além disso, o trabalho sério deste veículo, que sempre prezou por ouvir e publicar “o outro lado” é público e notório há 22 anos na cidade. Vale notar, também que todas as vezes em que raramente a Secretaria de Comunicação enviou uma resposta ao Semanário, este veículo as publicou.

A profunda crença na transparência e na liberdade é que nos move a divulgar este fato, embora a ameaça tenha sido frustrada de maneira diplomática. Afrontas à liberdade de imprensa precisam ser reveladas pelo bem da democracia. O Governo Hamilton Mota, através de seu secretário, demonstrou um claro desejo de calar este Semanário, numa demonstração de afronta à liberdade de expressão. Não nos calarão!

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade