Descarga irregular de detritos provoca rompimento e atinge Rio Paraíba

Publicado em 10/2/16 às 4h01
Publicidade

A barragem de uma lagoa de mineração localizada no bairro Meia Lua se rompeu na última sexta-feira (5/2), causando a emissão de detritos resultantes da escavação de areia no Rio Paraíba do Sul.

O rompimento não causou problemas ao abastecimento de água de Jacareí, porém provocou a paralização no abastecimento de São José dos Campos, que tomou a medida preventivamente durante todo o sábado (6/2).
Uma mineradora lançava os detritos de forma irregular na lagoa de outra empresa, atualmente paralisada, onde o rompimento foi causado pela elevação no volume da lagoa, que beira o rio.

O vazamento foi contido no sábado, com a criação de uma nova barreira. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o rompimento não afetará a extensão completa do Rio Paraíba, até o Sul do Estado do Rio de Janeiro.

O vazamento causou alteração na qualidade da água do rio, mas não foi constatada morte de peixes. Segundo a Cetesb, não há risco de contaminação da água.

Vazamento de detritos no Rio Paraíba

Empresa que extraía areia da área à direita (em vermelho) despejava resíduos na área de outra empresa, à esquerda (em azul). Com o aumento do volume, o segundo reservatório estourou. Imagem editada: Google Maps

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade