Comunidade poderá opinar durante processo de certificação da Fibria de Jacareí

Publicado em 3/5/16 às 3h43
Publicidade

A equipe multidisciplinar de profissionais do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – estará na região de Jacareí, SP, entre os dias 16 e 20 de maio e convida a todos os interessados a contribuir com informações sobre a Fibria Celulose S/A – Unidade Jacareí.

O empreendimento esta sendo submetido a um processo de monitoramento anual de certificação socioambiental FSC (Forest Stewardship Council),ou Conselho de Manejo Florestal. Para ter direito à certificação FSC, a empresa passa por um minucioso processo de auditoria, no qual deve comprovar que suas práticas empresariais estão aliadas a uma gestão responsável dos recursos naturais (como a conservação da biodiversidade local, das matas nativas, dos rios e nascentes, por exemplo) e que dispensa um tratamento digno aos trabalhadores fixos e temporários, garantindo não apenas o cumprimento das leis trabalhistas, mas também um bom relacionamento com as comunidades locais.

Heidi Buzato, socióloga do Imaflora, lembra que essa avaliação não cabe apenas aos auditores, mas diz respeito à comunidade que se relaciona com o empreendimento ou é afetada por suas decisões. Portanto, sindicatos de trabalhadores ou de entidades patronais, associações, ONGs ambientalistas ou sociais, acadêmicos, representantes dos poderes públicos ou vizinhos, estão convidados a participar pelo e-mail consultapublica@imaflora.org ou por contato direto com os auditores.

Sobre – O Imaflora é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, gerar benefícios sociais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O Instituto está habilitado a avaliar florestas, plantações e empresas no Brasil prestando serviços de certificação do FSC em associação com a Rainforest Alliance.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade