Notas do Turismo Paulista – 7/6/2016

Publicado em 8/6/16 às 6h00
Publicidade

SELOS DE QUALIDADE

Como feito em ano anterior, o Comtur da cidade de Tatuí entregou novos ‘Selos de Qualidade Turística de Tatuí’, os quais servem para orientar os turistas na cidade sobre quais locais são recomendáveis para visitação, tais como atrativos turísticos, hotéis, restaurantes, igrejas, etc.

Para esses casos o Comtur faz uma criteriosa avaliação para tomar decisão. Isso dá garantias aos visitantes, como também estimula a prestação de serviços ser mais esmerada por parte de todos. É uma idéia antiga, mas que poucas cidades passaram a aplicar. Parabéns para o Comtur de Tatuí e para a sua prefeitura que, certamente, colaborou como evento.

A cidade de Tatuí Foto: Paulo Li

A cidade de Tatuí Foto: Paulo Li

 

É INCRÍVEL !

Quase 200 cidades solicitaram, via Assembléia Legislativa, a sua classificação como Município de Interesse Turístico, título que lhes dá o direito de receber uma verba anual, por parte do Governo do Estado de São Paulo, hoje estimamos em 600 mil reais cada, para ser aplicada apenas no seu turismo receptivo.

No entanto, apenas oito delas apresentaram a documentação completa exigida pela Lei 1.261 do ano passado. Ou seja. Faz mais de ano que a Lei foi publicada, e nem assim a maioria seuqer leu o que ali está escrito. Ou, então, algum afoito puxa saco entrou com o pedido só para o seu nome constar do processo.

Estão sendo examinados, agora, na Secretaria de Turismo do Estado, apenas os pedidos das cidades de Rifaina, Brodowski, Tatuí, Rubinéia, Buritama, Ourinhos, Santa Branca e Espírito Santo do Pinhal.

As demais 190 estão com falta de um ou vários itens que deveriam ser anexados e não foram. O pior é que algumas cidades nem sabem disso e estão dormindo esperando que o impossível caia do céu.

 

 

A ILHA DE GUARUJÁ

A cidade de Guarujá, devido ao seu formato, também é conhecida como a Ilha do Dragão. Ali existem praias paradisíacas.

Tem praias desde aquelas com infraestrutura completa para os banhistas até as que são quase selvagens. Algumas destas últimas somente podem ser acessadas por barcos ou através de trilhas.
Guarujá também oferece dez rotas temáticas para os que queiram explorar todos os encantos do lugar. O ‘Acqua Mundo’, o maior aquário da America do Sul também é um dos atrativos da cidade, ela que tem a maior rede hoteleira da região.

Acqua Mundo, no Guarujá. Foto: Ken Chu

Acqua Mundo, no Guarujá. Foto: Ken Chu

 

ALCKMIN LIBERA 37 MILLHÕES

Parece brincadeira, mas é não.

Numa época de maus governos, o Governador Geraldo Alckmin arruma dinheiro para ajudar os municípios que são as nossas Estâncias Turísticas, cumprindo assim o que é requerido por Lei estadual.

Acaba de ser libera uma verba que chega a 37 milhões de reais, os quais são repassados para os municípios de Águas da Prata, Águas de Lindóia, Barra Bonita, Brotas, Guarujá, Holambra, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Joanópolis, Monte Alegre do Sul, Salto, São Bento do Sapucaí, Santos, Serra Negra e Socorro.

Todo esse dinheiro é para fomentar a oferta turística dos citados municípios para obras de infraestrutura, reforma e remodelação de parques, recapeamento e estruturação de vias de interesse turístico, centro de eventos e outras ações, sob a fiscalização da sociedade.

 

FIM DE SEMANA NA SERRA

Nestes tempos de inverno há os que gostam de curtir o friozinho da Serra da Mantiqueira. Não apenas da tradicional Campos do Jordão, mas de uma encantadora cidadezinha ali pertinho. O nome dessa bucólica cidade é Santo Antônio do Pinhal.

Para toda a sua comodidade e para melhor aproveitar um passeio com saída de São Paulo, você pode participar de um pacote de fim de semana para Santo Antônio do Pinhal organizado e cuidado pela Terra Azul Turismo, que ela fará nos dias 17 a 19 de junho próximo, incluindo o transporte, a hospedagem com café da manhã e uma refeição, e os passeios com o Guia acompanhante.

No conforto de pousadas aconchegantes em volta de paisagens belíssimas, você aproveita para curtir bons restaurantes e as lojinhas de artesanato, sempre naquele agradável clima de montanha e sem se preocupar em dirigir, apenas curtindo o passeio. Info: (11) 3063-2577.

A Estação de Sto. Antônio do Pinhal. Foto: Ken Chu

A Estação de Sto. Antônio do Pinhal. Foto: Ken Chu

Por: Jarbas Favoretto

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade