Vigília-sarau contra LGBTfobia hoje, em Jacareí

Publicado em 28/6/16 às 4h05
Publicidade

Hoje (28/6), às 17h30 será realizada uma “Vigília Sarau pelas vítimas de LGBTIfobias”, na praça Conde Frontin (Centro).

O evento convida participantes a levarem velas e poesia. “Vamos lembrar nossos mortos, chorar nossa dor, rir nossas alegrias e lutar, juntos”, anuncia release dos organizadores

Confira o manifesto dos organizadores:

“Domingo, dia 12/06/16, um homem entrou em uma “boate” conhecida por ter frequentadores da comunidade LGBTI e ao fim de seu sequestro o saldo foi de 50 mortes, 53 feridos e muito medo para toda a comunidade LGBTI por todo o mundo. E o que poucos falam é que o atendado de Paris de novembro de 2015, que deixou 129 mortos, também ocorreu em uma casa noturna famosa por ser um local de sociabilização de lésbicas, gays, pessoas trans, intersexuais e bissexuais durante uma festa afro-latina.

O medo é a maior ferramenta do ódio contra grupos oprimidos, ele impede as pessoas de caminharem livremente e de estabelecerem vínculos afetivos sem reservas; ele coloca aquele grupo em um gueto e os torna-os invisível para a maioria. Faz a maioria ter a impressão de que essas comunidades deixam de existir. Vamos aos poucos, morrendo socialmente para mais tarde morrermos, de verdade.

O sentimento de insegurança que hoje, após esses atentados, vivem os LGBTIs dos países centrais do capitalismo e onde se têm uma falsa sensação de segurança de viver livremente sua condição, é um antigo conhecido da comunidade LGBTI brasileira e dos países que estão na periferia do capitalismo. O grupo Gay da Bahia, primeira entidade que faz levantamento anual da violência homotransfóbica no Brasil a partir dos homicídios noticiados, estima que, apenas em 2015, o Brasil teve 318 assassinatos por conta de condição sexual ou identidade de gênero. Existem também pessoas da comunidade assassinadas em latrocínio e outros tipos de crime, porém esse número apontado pelo GGB é de pessoas que morrem em crimes cuja única ou principal motivação é a homotransfobia social.”

13537538_490438807827749_6037500758349009765_n

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade