Movimento do Comércio cai no 1º semestre, segundo análise

Publicado em 28/7/16 às 12h00
Publicidade

O movimento no comércio caiu 5,6% no primeiro semestre de 2016, segundo análise do Boa Vista SCPC, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na avaliação dos dados com ajuste sazonal, junho apresentou avanço de 2,0% em relação a maio. Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (de julho de 2015 até junho de 2016 contra os 12 meses antecedentes), a queda observada foi de 5,3%. Na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,1%.

Setores – Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou elevação de 4,9% entre maio e junho, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -7,6%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 0,2% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,4%.
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,0% no mês, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 4,4%.
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% no mês – considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 4,8%.

original_Indicador_de_Movimento_do_Comércio_jun16 IMG Boa Vista SCPC

Variação no movimento do comércio no último ano. Fonte: Boa Vista SCPC

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade