Morador encontra cobra jararaca no centro de Jacareí

Morador encontra cobra jararaca no centro de Jacareí

Publicado em 1/6/17 às 7h40
Publicidade

O cidadão Jurandiyr Donizetti dos Santos encontrou uma cobra morta na Rua Capitão João José de Macedo, próximo ao Ministério do Trabalho, na região central da cidade. O animal foi encontrado na segunda-feira (29), por volta das 20h.

Ele ainda diz que quem chamou a atenção para o animal foi uma criança. “Tinha uma criança perto, ela chamou atenção para a cobra, aí outro rapaz também foi ver o que era, tirou foto”.

“Eu acredito que ela foi atropelada, porque do jeito que ela estava na rua, parecia que estava tentando atravessar a avenida”, conta Jurandiyr.

Como o cidadão estava em horário de serviço e já estava à noite, ele não conseguiu tirar fotos nem retirar o animal do local. “Como já estava morta, eu não achei que tinha a necessidade de chamar os bombeiros ou órgãos do meio ambiente”, acrescenta ele.

No dia seguinte, terça-feira (30), quando foi trabalhar, a cobra ainda estava no local. “Decidi tirar a foto para chamar a atenção do poder público, porque a cobra poderia machucar as pessoas”, afirma Jurandiyr.

Problema – Jurandiyr acredita que a cobra tenha saído do mato que fica às margens do Rio Paraíba do Sul. Segundo ele, o mato está alto, não há limpeza do local, o que facilita o aparecimento de animais perigosos.

 Visão profissional – De acordo com o biólogo Marcelo Barreiros, a cobra é da espécie jararaca. “As jararacas preferem ambientes úmidos. Sempre que as margens de rios e lagos ficam com muita vegetação, torna-se propício para esses animais se estabelecerem”, explica ele.

O biólogo ainda afirma que esses bichos se alimentam de anfíbios e lagartos, mas também de roedores. “Os roedores se proliferam mais quando tem alimento, o lixo, então as cobras são atraídas pelos roedores. A combinação de lixo e vegetação próximos às casas facilita esse encontro.”

Marcelo ressalta que as jararacas não possuem intuito de atacar pessoas e que a primeira reação delas é sempre de fuga.

Meio ambiente – Existem órgãos competentes para fazer a retirada de animais, como cobras, de centros urbanos. Matar animais pode causar um desequilíbrio no meio ambiente, e neste caso, pode aumentar a quantidade de roedores nas residências.

A Prefeitura de Jacareí informou que tem feito um controle de animais perigosos na cidade através da Diretoria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde Municipal. Caso a população encontre um animal peçonhento que ofereça risco às pessoas, é importante comunicar a Diretoria de Vigilância à Saúde através do telefone 0800-16-30-10. A Administração Municipal informou, também, que já está desenvolvendo um projeto de limpeza para o Rio Paraíba para o segundo semestre.

 

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade