Alunos de Jacareí criam web rádio e tv para divulgar notícias dentro e fora da escola

Publicado em 6/7/17 às 3h20
Publicidade

Os alunos da Escola Estadual Celina Mercadante em Jacareí estão tendo a experiência de trabalhar como verdadeiros profissionais de comunicação. Um projeto da escola fez com que os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio se aventurassem pelo mundo da informação com a criação de uma rádio e TV na internet.

O site celisanaweb.com.br está no ar desde o início primeiro semestre e divulga tanto as informações da escola como também da cidade. Os alunos são responsáveis por toda a parte de produção, execução, escolha das pautas – sugestão de reportagem na linguagem jornalística – e entrevistados.

Os temas dos programas são variados e vão de educação à esporte e envolvem até política. E tudo pode virar pauta e entrevistas: professores, diretor, eventos escolares, festas, projetos pedagógicos e visita externa dos alunos.

A direção da escola oferece apoio às atividades desenvolvidas pelos alunos. Aliás, foi a diretora Edina Domingues a responsável por apresentar todos os passos para a criação das estações de rádio e TV.  “Por meio das plataformas, os alunos perdem a timidez, se organizam e criam responsabilidade. Quando a aluno participa de uma experiência como essa, ele se sente protagonista”, explica.

A aluna Mariana de Campos Mendes, do 8º ano,  é a responsável pelas matérias especiais e fala como a atuação em um veículo de comunicação mudou a postura dos alunos. “A ação fez com fosse despertado um outro lado nos alunos, temos mais autonomia e pensamento mais crítico para tratar os assuntos”, conta a estudante.

Outras experiências – Os alunos responsáveis pelo “Celina na Web” tiveram outra experiência com a TV: eles foram convidados a participar do programa “Bom dia Jacareí” da TV Câmara no dia 23 de junho.

Foto: Divulgação

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade