Decreto limita rota de veículos pesados na cidade

Publicado em 27/7/17 às 3h50
Publicidade

A Rota de Cargas Pesadas, proposta pela Prefeitura Municipal de Jacareí, foi finalizado na terça-feira (25). A medida irá restringir a passagens de caminhões, carretas, veículos pesados, por quase toda a cidade. O decreto será publicado no dia 4 de agosto.

O projeto tem como principal objetivo coibir a fuga de caminhões dos pedágios por dentro de Jacareí, dar fluidez ao trânsito e preservar as vias públicas. Atualmente, 7.500 caminhões circulam na cidade diariamente, segundo levantamento da Prefeitura.

Para a elaboração do decreto, foram realizadas seis audiências públicas, que contaram com mais de 500 pessoas e foram enviadas 79 propostas à Secretaria de Mobilidade Urbana.

Um dos motivos que levou a Prefeitura a restringir a passagem de veículos pesados é que em 2016 foram registrados 783 acidentes de trânsito na cidade. Destes, 34 envolviam caminhões. Dos 34 acidentes, 6 tiveram vítimas fatais.

Os caminhões com placas de Jacareí terão circulação livre, com exceção dos horários de pico – 7h às 9h e 17h às 19h-, perante cadastro online disponível no site da prefeitura a partir do dia 1° de setembro. A circulação livre vale também para os caminhoneiros de Jacareí com placas de outras cidades.

Os prestadores de serviços que precisam realizar entregas na cidade receberão um alvará de circulação mediante o cadastro on line, apresentando nota fiscal que comprove a entrega do produto ou serviço. Caminhões com reboque poderão circular pela Variante Getúlio Vargas.

A previsão é que em até 60 dias o emplacamento das rotas esteja finalizado, 90 dias para início das fiscalizações com ações educativas de trânsito e 180 dias (fevereiro de 2018) para os condutores que pernoitam com caminhões na rua regularizarem um local de estacionamento.

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade