MEIs podem parcelar sua dívida com Receita Federal em até 120 vezes

Publicado em 13/7/17 às 1h10
Publicidade

Os MEIs – Microempreendedores Individuais – podem, pela primeira vez, parcelar a dívida do imposto com a Receita Federal. De acordo com um levantamento do Sebrae e da Receita Federal, mais da metade dos microempreeendedores da região do Vale do Paraíba estão inadimplentes.

São 82 mil MEIs. Destes, 45 mil – 55% do total – não pagaram o imposto à Receita Federal.  O débito pode levar a pessoa a ficar com o “nome sujo” e a perder benefícios como ter acesso a créditos e participar de licitações.

Segundo a analista de negócios do Sebrae, Flávia Francischini, a taxa não é paga muitas vezes por esquecimento. “Como o valor é baixo, não é colocado como prioridade”, afirma Flávia. O valor mensal da taxa é R$ 50.

Ela ainda explica que se o pagamento do imposto está atrasado há mais de um ano,  a Receita pode dar baixa na empresa e lançar a dívida no CPF da pessoa.

O imposto também serve como uma garantia de benefícios ao trabalhador, como aposentadoria, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Renegociar a dívida – Para renegociar a dívida e voltar a estar em dia com as obrigações junto a Receita Federal, o MEI pode parcelar o débito. É possível fazer o pagamento em até 120 vezes, desde que as prestações tenham o valor mínimo de R$ 50. A negociação deve ser feita na unidade do Sebrae.

O Sebrae mais próximo para os MEIs de Jacareí fica na Rua Humaitá, 227-233 – Centro – São José dos Campos. Informações: (12) 3519-4810.

 

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade