Nascentes da Bacia do Rio Paraíba ganham recuperação

Nascentes da Bacia do Rio Paraíba ganham recuperação

Publicado em 27/9/17 às 6h08
Publicidade

“Renascentes” e “Monitoramento de Nascentes” foram projetos lançados pela prefeitura na sexta-feira, dia 22, com o objetivo de proteger as minas de água e comemorar o Dia do Rio Paraíba do Sul em uma propriedade rural da Mata Atlântica, no bairro Parateí do Meio. A iniciativa visa a recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município.

Após a formação de uma comissão entre os participantes, com a responsabilidade das visitas às nascentes previamente cadastradas, houve o consenso na escolha de uma bacia que contém três nascentes, no Sítio Nossa Senhora Aparecida, de propriedade do produtor Valdir Belato, localizada na Estrada Municipal do Remedinho (Fukoshima), 2.000, Parateí do Meio, por estar em conformidade com os requisitos da implantação do projeto piloto. Foi realizada também, juntamente com o proprietário, a demarcação da área da bacia para o projeto. O início do plantio efetivo das mudas no local será a partir de novembro, período em que se prevê mais chuvas.

Na continuidade do projeto, a Diretoria de Agricultura e Abastecimento fará o contato com o produtor rural e orientará sobre a necessidade de “abrir as porteiras” para o programa, como também para o ato de conscientizar o proprietário para a implantação desta recuperação.

A secretária de Meio Ambiente, Rossana Vasques, ressaltou a importância da sinergia entre todos. Falou sobre o proprietário da área, Valdir Belato, “que efetivamente abriu as porteiras para compartilhar este projeto, que na verdade é um sonho”. Já Valdir enfatizou que sempre se colocou à disposição do projeto. “De coração, espero que dê tudo certo, não só em minha propriedade, mas também nas outras”, disse.

O desenvolvimento do projeto é uma parceria das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club (Rotary Club Jacareí, Rotary Club Jacareí Oeste, Rotary Club Jacareí Avarehy, Rotary Club Jacareí Flórida / 3 de Abril, Rotary Club Jacareí Empreendedorismo e Rotary Club Jacareí Athenas Paulista), Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além do proprietário de áreas rurais onde se encontre nascentes que necessitem de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Águas em Jacareí.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade