Carro de “marronzinho” é multado por moradora de Jacareí

Publicado em 11/10/17 às 7h06
Publicidade

A comerciante de Jacareí, Lilian Caetano, ganhou fama na internet após postar em sua rede social, na segunda-feira, dia 9, a foto de um carro de agentes de trânsito de Jacareí estacionado em uma vaga de carga e descarga, bem ao lado de uma placa escrito “proibido estacionar na faixa amarela”. Lilian não perdeu a oportunidade e deixou uma multa simbólica para o “marronzinho”, como são conhecidos os agentes na cidade.

“Notificação. Estacionamento em desacordo com o local e horário estabelecido. Multado!”, escreveu Lilian no bilhete.

A multa não tem valor legal, mas valeu como protesto contra as várias multas aplicadas em Jacareí, sendo 44.914 no primeiro semestre de 2017 – um aumento de 72% em comparação ao mesmo período do ano passado e uma média de 248 multas por dia.

Lilian Caetano contou que foi trabalhar às 9h30 e viu o carro parado na Rua Prudente de Morais com o pisca alerta ligado. “Estacionei o meu carro na área azul e deixei minhas coisas no carro. Abri a loja, atendi um cliente e quando voltei às 10h para pegar o resto das minhas coisas, o carro da fiscalização estava no mesmo lugar.”

A comerciante possui um serviço de caminhão que desce caixas todos os dias que não pôde parar na vaga. “Postei a primeira foto e um amigo deu a ideia de aplicar uma multa simbólica.

Escrevi o bilhete às 13h11, fui almoçar e quando voltei às 14h30, o carro com o bilhete estava no mesmo lugar. Todas as pessoas paravam para tirar foto. O carro saiu do local de embarque e desembarque às 15h40”, informou Lilian.

Até o fechamento desta edição, a publicação na internet estava com 4,2 mil visualizações e compartilhamentos. Lilian contou que na terça-feira, dia 10, recebeu uma mensagem em tom ameaçador de um perfil falso, intitulado “Nat Dura Lex Sed Lex”. “Lilian Caetano, você esta causando situação vexatória e constrangimento com as famílias dos agentes, caso alguma criança seja prejudicada, você poderá sofrer as consequências dos seus atos impiedosos”, dizia a mensagem.

Os agentes deram duas justificativas para a ocasião. A primeira que o carro estava quebrado e a segunda que os guardas estavam fazendo uma ocorrência na delegacia.

Em nota, A Diretoria de Trânsito informou: “conforme o artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro, as viaturas de fiscalização possuem livre parada e circulação, quando em atendimento de ocorrências. Neste caso, os agentes de trânsito se encontravam na Delegacia de Polícia Civil ao lado da vaga fotografada pela cidadã, em ato contínuo a uma ocorrência de fiscalização, situação que está sendo fielmente apurada pela pasta responsável.”

“O uso das vias públicas para a regularização das atividades de fiscalização, na respectiva via é uma prerrogativa que não pode ser ampliada para uma abusiva licença para parar e estacionar. Vamos adequar a postura dos agentes de trânsito ao devido cumprimento da lei”, informou o prefeito de Jacareí, Izaias Santana.

multa marronzinho agente de transito

“Multa” aplicada por Lilian

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade