Jacareí possui capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida

Publicado em 11/10/17 às 5h36
Publicidade

O mês de outubro é cheio de celebrações pela igreja católica devido ao encontro dos 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas poucos sabem que a capela localizada no bairro Jardim Liberdade é dedicada a Padroeira do Brasil.

O templo foi idealizado por Madre Conceição de Jesus Agonizante em 1951, com o objetivo de catequizar os filhos dos leprosos do educandário D. Margarida Galvão, que ficava na Rua Lamartine Delamare. A construção da capela demorou cerca de oito anos devido às chuvas que inundavam os alicerces, construídos em um nível mais baixo do terreno e próximo ao rio. Somente em 1959 a capela ficou pronta e o povo jacareiense pôde conceder um local para Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a lenda local, a imagem encontrada nas águas do Rio Paraíba em Guaratinguetá, foi lançada ao rio em Jacareí, que tinha um ateliê de imagens sacras feitas de barro. As que queimavam demais eram dispensadas de volta ao rio. Tal fato justificaria a cor escura da imagem.

Sobre a Comunidade Nossa Senhora Aparecida
A Comunidade Nossa Senhora Aparecida é uma pequena paróquia, sem pastorais por ser muito perto da Matriz Imaculada Conceição.

Atualmente são celebrados casamentos na capela e na primeira sexta-feira de cada mês, há a Celebração da Santa Missa às 19h30, celebrada pelo Padre Vieira seguida da Benção e procissão do Santíssimo.

A festa de Nossa Senhora é realizada no mês de outubro, do dia 3 ao dia 11 é realizada novena e no dia 12 procissão e Missa solene. No quarto sábado de cada mês é celebrada a Missa da Saúde às 16h00.

Agenda
As igrejas de Jacareí seguem com agenda especial para a comemoração do dia de Nossa Senhora.
11/10 – Missa às 19h na capela Nossa Senhora Aparecida
12/10 – Missa às 9h na Capela Nossa Senhora Aparecida e às 11h e 19h na igreja Matriz Imaculada Conceição.
14/10 – Missa na Igreja Santa Cecília às 17h.
14/10 – Missa na Igreja do Santa Maria 19h.
15/10 – Cenáculo com Maria no Santuário Nossa Senhora do Carmo, a partir das 15h.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade