Sociedade Espírita comemora aniversário do fundador da doutrina

Publicado em 5/10/17 às 5h16
Publicidade

Foi comemorado na última terça-feira, dia 3 o aniversário de Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec, responsável por codificar e sistematizar a Doutrina Espírita.

Nascido em 3 de Outubro de 1804 em Lyon na França, estudou na Escola de Pestalozzi, em Yverdum, Suíça, e tornou-se membro de várias sociedades, entre as quais a Academie Royale d’Arras. De 1835 a 1840, fundou em seu domicílio cursos gratuitos, onde ensinava química, física, anatomia comparada, astronomia, etc.

Por volta de 1855, desde que duvidou das manifestações dos Espíritos, Allan Kardec entregou-se a observações perseverantes sobre esse fenômeno, e, se empenhou em deduzir-lhe as consequências filosóficas, em que viu, desde o início, o “princípio de novas leis naturais, que regem as relações do mundo visível e do mundo invisível”.

As suas principais obras espíritas são: “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno”, “A Gênese, os Milagres e as Predições” e “A Revista Espírita”.

Allan Kardec fundou em Paris, em 1858, a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, sob o nome de “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”.

Trabalhador infatigável, desencarnou no dia 31 de março de 1869, em Paris, da maneira como sempre viveu: trabalhando.

“Ele não queria fundar uma religião. Hoje é considerado um espírito iluminado, assim como Jesus.” contou Marici Accioly, diretora do Batuíra Projeto Renascer e da Fraternidade Espírita Cristã Batuíra, sobre Allan Kardec.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade