Ensino de habilidades socioemocionais agora é diretriz federal

Publicado em 8/11/17 às 1h24
Publicidade

As habilidades socioemocionais são um aspecto fundamental da vida humana e da sociedade em geral. Esta capacidade, porém, por muito tempo tem sido negligenciada como alvo de um processo de formação nas escolas. Para corrigir este lapso, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a inclusão das habilidades socioemocionais no currículo escolar. O desenvolvimento de habilidades como resiliência, empatia e responsabilidade estão presentes no texto (das 10 competências básicas propostas pela BNCC, 3 são de ordem socioemocional).

Mesmo antes da aprovação da Base, diversas escolas pelo país perceberam esta necessidade e passaram a incluir este tipo de ensino em suas salas de aula.

É o caso do o Instituto Marques Moraes, que desenvolve nos alunos a prática da cidadania e ética, ações tão necessárias para que os alunos se tornem seres mais inspiradores, conscientes, realizadores e transformadores.

Outra escola que trabalha as habilidades socioemocionais é o Colégio Dominó. “Houve um tempo em que as escolas tratavam as crianças como mais um número, como se fossem todas iguais e aprendessem todas ao mesmo tempo. Hoje sabemos que cada uma é única e especial, necessitam de um ambiente acolhedor, cheio de afeto e estímulo para estarem seguras emocionalmente e poderem se desenvolver também cognitivamente. Em uma sala numerosa é difícil para o professor perceber quando uma criança está precisando de uma atenção especial. Aqui conseguimos perceber pelo olhar de cada um quando precisam de mais atenção, carinho ou intervenção pedagógica. Sabemos quais são as habilidades que cada um já possui e quais precisam desenvolver. Elas são registradas em relatório para os pais; nesta parceria conseguimos que a criança se desenvolva cada dia mais”, comenta Camila Almeida, Diretora Pedagógica Centro Educacional Dominó.

A escola Quatro Estações trabalha com os alunos a perspectiva cristã. “Para nós do Centro Educacional Quatro Estações, a aprendizagem das habilidades socioemocionais é o fato de apresentarmos às crianças uma perspectiva cristã. Nossos alunos aprendem a real importância de se amar e respeitar o próximo, a família e a natureza”, informa Fada Moura, diretora do Colégio Quatro Estações.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade