Leitura ainda é uma das atividades mais benéficas na formação do aluno

Publicado em 8/11/17 às 1h23
Publicidade

A leitura na infância traz inúmeros benefícios para a formação pessoal. A criança que lê tem mais facilidade para aprender, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor. Por meio da leitura ela desenvolve a criatividade, desperta a imaginação e adquire repertório, cultura e conhecimento.

Em tempos de ápice tecnológico, com telas e imagens substituindo o papel e o texto, como manter vivo o interesse pela leitura e a manutenção do desenvolvimento possível através deste hábito?
É importante cultivar a relação com livros mesmo antes da alfabetização. Com crianças pequenas, é legal explorar a leitura de imagens ou deixar que o livro seja usado como um objeto para brincadeira. O que mais desperta o interesse da criança, é livros com desenhos.

Para incentivar a leitura, os professores do Colégio Vida em Cores costumam organizar uma roda de leitura entre os alunos. Cada um possui uma sacola decorada, na qual eles colocam um livro da escola, levam pra casa e lêem com os pais.

Colégio Objetivo Junior – Trabalhamos a leitura com os alunos a partir de 1 ano. Os alunos frequentam semanalmente a biblioteca do Colégio, que conta com um arsenal em torno de 3000 livros, escolhem um livro que será levado para a casa, com um caderno de atividade, para estimular a leitura em família e a leitura não como uma obrigação escolar, mas como um momento de lazer e união da família. Ao fim de cada bimestre, os alunos transformam um livro escolhido em uma peça de teatro que é apresentada para toda a família, a fim de conhecerem mais uma nova maneira de contar história. Em sala de aula, trabalhamos como disciplina o conteúdo “A hora do conto”, em que os alunos tem o privilégio de participar de uma divertida contação de história semanal, onde o livro não pode ser usado, neste momento a contação de história deve ser feita através de teatro ou de objetos que estimulem o imaginário infantil. Por fim, os alunos, de Educação Infantil ao Fundamental, tem acesso livre a biblioteca e a muito títulos dentro de sala, que oportunizem momentos de reflexão, pensamento crítico e formação de opiniões.

Colégio Quatro Estações – O incentivo a leitura é ensinado desde cedo. “A criança que é sempre direcionada aos livros aumenta o seu repertório de palavras, amplia o seu conhecimento do mundo, desenvolve habilidades importantes como a criatividade e imaginação. Nas nossas salas de aula temos livros à disposição dos alunos.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade