Sai o rosa de outubro e entra o azul de novembro

Publicado em 8/11/17 às 1h10
Publicidade

O mês de outubro foi marcado pela cor rosa para a conscientização do câncer de mama nas mulheres. Agora, o mês de novembro ganha a cor azul para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, segunda maior causa da morte entre homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013 no Brasil. Em 2017, estima-se 596 mil casos. O homem a partir dos 45 anos ou mais deve fazer o exame de próstata. A maioria não faz por medo ou receio. Se existe algum caso na família, recomenda-se que o exame seja feito precocemente.

A próstata é uma glândula muito pequena, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Os sintomas do câncer aparecem quando o tumor já cresceu e está em estado avançado. Dificuldade ou dor para urinar e ejacular, dor na região dos testículos, sensação de bexiga sempre cheia, urinar várias vezes à noite e em pequenas quantidades (pingado), sangue na urina ou no sêmen, dor nos quadris, na lombar e parte interna das coxas e disfunção erétil (dificuldade de ereção do pênis) fazem parte dos sintomas.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O tratamento depende do estágio da doença. Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em alguns casos, é recomendado monitoramento. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos. O que os médicos recomendam para prevenir o câncer de próstata uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, praticar alguma atividade física, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Jacareí terá semana especial para cuidar da saúde do homem

Foi aprovado na Câmara Municipal de Jacareí, dia 1/11, projeto de Lei que cria na cidade o Dia Municipal de Prevenção a Saúde do Homem, que deve acontecer na semana do dia 19 de novembro, data em que é celebrado o Dia do Homem. O objetivo é fortalecer a prevenção das doenças que atingem os homens e quebrar tabus que impedem os cuidados para uma vida saudável.

A semana de cuidados e prevenção a saúde do homem deverá contar com exames de câncer de próstata, colesterol, pressão alta, glicemia, Doenças Sexualmente Transmissíveis e planejamento familiar

O preconceito, o machismo e a falta de tempo ainda são as principais causas para esta ausência de cuidados com a saúde. “Além de não fazerem consultas e exames preventivos,uma porcentagem dos homens tende a ter alguns comportamentos de risco, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo do álcool, bem como estão mais expostos ao risco de morte por causas externas, como acidentes e violência”, explica a autora do projeto, a vereadora Dra. Márcia Cristina Souza dos Santos, Mestre em Saúde Coletiva.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade