O Natal visto por outras religiões

Publicado em 21/12/17 às 2h30
Publicidade

O Natal é uma data comemorativa cultural, que para os cristãos simboliza o nascimento de Jesus Cristo, mas religiões como o islamismo, budismo, judaísmo e hinduísmo são algumas para as quais a data não significa necessariamente o nascimento de um ente religioso. Alguns países não comemoram a data e outras trazem um novo significado para o feriado.

Ao contrário das religiões cristãs, o islamismo acredita nos ensinamentos de Maomé, profeta posterior a Jesus e que teria vindo a terra para completar sua missão. Apesar de não comemorarem a data, os muçulmanos cultivam o respeito em relação a outras religiões.

Os mulçumanos possuem duas festas religiosas: o Eid El Fitr, que é a comemoração após o termino do jejum (Ramadam) e o Eid Al Adha, quando prevalece a obediência do profeta Abraão a Deus e sucede a peregrinação para Meca.

Os judeus não comemoram o Natal e o Réveillon na mesma época que as outras religiões. Apresar de acreditaram na existência de Jesus, os judeus não o consideram uma divindade. No dia 24 de dezembro é comemorado o Hanukah, que costuma durar 8 dias e significa festa das luzes em hebraico. Lembra as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa. No lugar dos presentes, as crianças costumam receber dinheiro.

Já o Hinduísmo é a religião dos indianos, que celebram o Durga Puja, o Dasara, o Ganesh Puja, o Rama Navami, o Krshina Janmashtami, Holi e Baishakhi, festas consideradas para adoração a Energia Divina. O Diwali é comemorado a Festas das Luzes. Para eles, neste dia, o nascimento da luz venceu a escuridão.

A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda. Para os budistas ocidentais, o dia 25 de Dezembro tem um significado espiritual. Os budistas admiram as qualidades daqueles que lutam pela humanidade e respeitam a figura de Jesus Cristo como um “Bodhisattva”, um ser elevado que ama a humanidade acima de tudo. O Budismo também acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações, inclusive os animais e plantas.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade