112 mil pessoas foram vacinadas em Jacareí; Campanha é prorrogada até 2 de março

Publicado em 20/2/18 às 5h54
Publicidade

Só em Jacareí, foram vacinadas cerca de 112 mil pessoas desde dezembro de 2017. A meta era vacinar 190 mil. Devido a baixa adesão pela procura da vacina contra a febre amarela, o Estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação até a sexta-feira, dia 2 de março. Também pela baixa adesão, a Secretaria de Saúde não continuará com a vacinação noturna na antiga UPA Infantil.

Para a população que ainda não tomou a vacina com a dose fraciona, deverá comparecer na unidade mais próxima das 8h às 16h, munido da carteira de identidade com foto, Cartão do SUS e carteira de vacinação caso tenha.
A dose fracionada garante imunização por cerca de 8 anos. As pessoas não imunizadas correm maior risco perante a picada do mosquito que carrega o vírus da febre amarela. A doença atinge moradores em regiões de zona rural ou com muita mata. O último dado da doença em zona urbana foi em 1942.

Gestantes, crianças menores de nove meses, pessoas que tenham reação alérgica a ovo de galinha e seus derivados, ou pessoas que estejam com a imunidade fragilizada, não podem tomar a vacina. Idosos acima de 60 anos devem procurar um médico para avaliação e saber se pode ou não tomar a imunização.

A média de vacinação do Estado de São Paulo é de 36%, enquanto a do Vale do Paraíba e Litoral Norte é de 33,1%. A secretária de Saúde, Rosana Gravena, avalia que 60% da meta em Jacareí foi batida e pede para que a população se imunize. “Apesar de o município ter vacinado quase o dobro da porcentagem do Estado de São Paulo e do Vale do Paraíba, precisamos intensificar a conscientização e fazer a população procurar as unidades para se imunizar. O vírus já está na região e não podemos vacilar”, reforça a secretária.

Até o momento Jacareí teve um caso confirmado de febre amarela na cidade. O paciente é morador da cidade, mas costuma passar a maior parte dos dias em um sítio em Igaratá. Ele teve alta e passa bem. Outros seis casos suspeitos de febre amarela foram notificados pela Diretoria de Vigilância à Saúde de Jacareí. Duas pessoas internadas e quatro óbitos que estão em investigação. Apenas um deles reside no município.

Os sintomas da febre amarela incluem o início de febre, calafrios, forte dor de cabeça, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Casos graves desenvolvem hemorragia nos órgãos, o que leva a óbito.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade