Santa Casa de Jacareí completa 168 anos de fundação

Santa Casa de Jacareí completa 168 anos de fundação

Publicado em 22/2/18 às 5h45
Publicidade

No ano em que a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí passou a atender apenas casos graves, a entidade comemorou na quinta-feira, dia 22, 168 anos de fundação e história. A entidade filantrópica passou por várias crises financeiras ao longo dos anos. Em 2003, diante se sua pior crise, a Prefeitura de Jacareí decretou intervenção no hospital e assumiu o seu controle. No início de 2017, o hospital possuía um déficit financeiro de R$ 600 mil. Em 2018, esse valor passou a ser de R$ 300 mil, que representa dívidas herdadas e acordos trabalhistas passados.

No ano de 1850, Jacareí tinha menos de 10 mil habitantes quando o Dr. Joaquim Moutinho dos Santos, médico português radicado na cidade, sentiu as necessidades da cidade e idealizou a instalação de um hospital. O Padre Manoel Joaquim Rodrigues da Silva abraçou a ideia de fundar uma casa de amparo aos enfermos pobres e, na tarde de 22 de fevereiro de 1850, era fundada a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, sob a Irmandade de Misericórdia.

A secretária de Saúde Rosana Gravena comemora as melhorias na entidade. “A história da Santa Casa caminha junto com a história da cidade e tem cuidado dos jacareienses e de outros munícipes da região com muito zelo e amor, apesar das dificuldades. Oferecer um atendimento cada vez melhor sempre foi nosso objetivo, desde quando assumimos a gestão da Prefeitura, no início de 2017. Estamos no caminho certo” enfatiza Gravena.

Elisete Sgorlon, superintendente da Santa Casa, afirma que os resultados de 2017 são um verdadeiro presente para este novo ano. “Desde o ano passado a Santa Casa tem obtido melhoras expressivas e estamos, com o apoio da Prefeitura, dos funcionários e de voluntários, dando uma nova cara para esse importante e histórico hospital na cidade” finaliza.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade