Supermercados criam expectativa para produtos de Páscoa neste ano

Supermercados criam expectativa para produtos de Páscoa neste ano

Publicado em 27/2/18 às 6h33
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De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), consumidores devem voltar a procurar produtos tradicionais de Páscoa nos supermercados. Itens como pescados e os ovos de Páscoa devem fazer parte da lista de compras até a Sexta-feira Santa. O aumento nos preços deve girar em torno de 3% com relação a 2017.

Os ovos de Páscoa deverão ter crescimento nas vendas na ordem de 4% a 5% entre os consumidores. Em relação aos pescados, a APAS estima um crescimento de vendas entre 2% e 4%. Já para os ovos de galinha, os preços atingem normalmente seus melhores resultados neste período, por isso a estimativa é de crescimento de 6% a 8% nas vendas.
“Na Páscoa de 2017 o Brasil estava vivendo uma das piores crises de desemprego da história, com quase 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Com isso, o consumidor estava mais contido para gastar.

Hoje o desemprego diminuiu, a confiança na economia está cada vez maior e o consumidor está mais propenso a comprar produtos que ele havia tirado da lista”, explicou Thiago Berka, economista da APAS, que projeta aumento de vendas gerais nos supermercados nesta época de Páscoa em um patamar de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A barra de chocolate, presente alternativo ao ovo de Páscoa, também deve crescer em relação a 2017, com cerca 3% nas vendas. Doces em geral, no acumulado de 2017, apresentaram deflação de -0,84%. “Os motivos desta menor expectativa de preços estão no dólar estável, os contratos e salários indexados pela inflação oficial (IPCA) com a base menor do ano, e dos preços de matérias-primas ainda sendo influenciados pela supersafra de 2017”, comentou Berka.

Logo após o Carnaval, os supermercados começam a preparar as lojas com os produtos de Páscoa e desenvolvem estratégias de marketing para atrair os consumidores. De acordo com a APAS, as ações mais realizadas por cerca de 70% dos supermercadistas são mudança de layout da loja (gôndolas, ilhas, parreira de ovos, decorações especiais, entre outras), degustações no ponto de venda, descontos e ofertas especiais em produtos típicos da data. Em menores proporções estão ações como promoções mais-por-menos e interatividade com as crianças.

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