Caminhoneiros que passam por Jacareí recebem cuidados de saúde

Publicado em 27/3/18 às 9h36
Publicidade

Na sexta-feira, dia 23, a rede de atenção básica, através da equipe de Saúde da Família, ofereceu serviços básicos de cuidados com a saúde para caminhoneiros que passam por Jacareí. As enfermeiras abordaram os caminhoneiros para realizarem teste de pressão e glicemia, teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite, vacinação contra a febre amarela, avaliação bucal e aconselhamento sobre cuidados contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Rochele Stobe Trein, enfermeira responsável pela ação, identificou a dificuldade desse público em acessar os serviços de saúde. “A grande maioria já tem alguma doença crônica, como hipertensão ou diabetes e não fazem um tratamento adequado. Relatam que não utilizam a medicação necessária, o que nos leva a encontrar alteração nas verificações”, explica enfermeira.

O caminhoneiro Antônio Clezio, de 52 anos e há 30 trabalha na estrada, aderiu a iniciativa para realizar exames. “Eu me interessei em receber esses cuidados porque queria verificar a pressão e a glicose. Já aproveitei e fiz o teste rápido de HIV e Sífilis”, afirma o Antônio que mora em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Ele também contou que passa maior parte do tempo na estrada e chega a ficar na sua casa de três a quatro dias por mês. “A gente viaja direto, é difícil passar em atendimentos de saúde na cidade. Quando fico em casa é no sábado ou domingo, dias que não tenho muito acesso a esses cuidados”, ressalta o caminhoneiro.

Durante a ação, também foram distribuídos preservativos e kits de higiene bucal contendo escova de dente, pasta e fio dental.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade