Jovens confeccionam 267 bonecas de pano para crianças africanas

Publicado em 6/3/18 às 5h00
Publicidade

No sábado, dia 3, os jovens do Rotaract Jacareí Avarehy e do Interact Jacareí Avarehy se reuniram para finalizar a fabricação das bonecas Abayomi, que serão enviadas para crianças carentes na África. Foram confeccionadas ao todo 267 bonecas feitas de pano. O projeto promoveu oficinas durante o processo de criação das bonecas e apresentou aos jovens a importância histórica e social das bonecas.

De acordo com Bruno Bruni, um dos idealizadores do projeto, mais de 30 pessoas estiveram envolvidas na segunda etapa da confecção. “A intenção agora é fazer a entrega das bonecas através de uma missionária na África com um fundo que iremos arrecadar com um bingo, e as pessoas de Jacareí que aprenderam repassem em casa, em grupos de amigos ou nas escolas”, ressalta Bruni.

As Bonecas Abayomi são símbolo da resistência africana, tradição e poder feminino. Durante as viagens em navios que traziam os escravos negros para o Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas roupas e criavam bonecas pequenas, feitas com tranças e nós como forma de amuleto de proteção. As bonecas não são costuradas, não possuem demarcações das bocas, olhos e nariz, que serve para mostrar o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. As bonecas ganharam o nome de Abayomi, que significa na língua iorubá “encontro precioso”.

Tanto o Rotaract quanto o Interact são clubes parceiros do Rotary Club que reúnem jovens com o objetivo de ajudar a comunidade com arrecadações, doações, campanhas e também a fazer contatos internacionais, profissionais e a desenvolver a liderança pessoal. Mais informações sobre os clubes nas páginas Rotaract de Jacareí ou Interact Jacareí Avarehy.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade