9,5 milhões ainda não se vacinaram contra gripe no país

9,5 milhões ainda não se vacinaram contra gripe no país

Publicado em 21/6/18 às 10h49
Publicidade

O elevado número de pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe preocupa o Ministério da Saúde, que prorrogou a campanha. O número de 9,5 milhões são de pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não se vacinaram. Desse total, 4,4 milhões são crianças menores de 5 anos. A preocupação da pasta é com a aproximação do inverno, período em que o vírus da gripe tem mais circulação. O que também preocupa é o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o MS.

Desde o início da campanha, segundo o Ministério da Saúde, 80,7% da população prioritária buscaram os postos de saúde. A meta é vacinar contra a gripe cerca de 50 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde ainda informa que após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação contra a gripe poderá ser ampliada para crianças de 5 anos a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O MS ainda reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar contra a gripe os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.

A definição dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A escolha dos prioritários passa por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade