Coparticipação e franquia de plano de saúde aumentam 40%, de acordo com regras da ANS

Coparticipação e franquia de plano de saúde aumentam 40%, de acordo com regras da ANS

Publicado em 5/7/18 às 4h12
Publicidade

As regras atualizadas de coparticipação e franquia em planos de saúde constam que os usuários do serviço poderão pagar até 40% do valor de cada procedimento médico realizado. As normas criadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicadas no dia 28 de junho, também impõem limites mensal e anual para o quanto os consumidores podem pagar.

Os procedimentos a que os clientes têm direito também estão inclusos nas mudanças, sem terem que pagar um valor além da mensalidade do plano. As regras entraram em vigor em 180 dias e valerão apenas para contratos novos.

A franquia e coparticipação já estavam previstas pela legislação do setor, que esperava apenas a regulamentação, pois não havia um limite máximo de cobrança estabelecido. A Agência Nacional de Saúde orientava (antes da nova regra) as empresas a não cobrar mais do que 30%. A mudança na regulamentação acaba permitindo as operadoras de planos de saúde a ampliarem a cobrança, uma vez que o percentual passa a ser de até 40%.

Os exames preventivos e de pré natal, consultas com médico generalista e tratamentos de doenças crônicas; como câncer e hemodiálise, ficam isentos de cobrança de coparticipação ou franquias.

O usuário do plano de saúde terá direito a quatro consultas por ano sem cobrança, em consultório ou em casa, com médico generalista. Mulheres de 40 a 69 anos têm direito a exames de mamografia isentos de cobrança, com direito a um exame a cada dois anos.

Exame de sangue oculto nas fezes, para adultos de 50 a 75 anos, não serão cobrados em nenhuma hipótese. O paciente, nesse caso, tem direito de um exame por ano.

O exame de citologia oncótica cérvico-uterina (o popular preventivo) para mulheres de 21 a 65 anos podem fazê-lo por ano sem pagar a coparticipação ou franquia. Já para adultos de 50 a 75 anos ficam isentos da nova regra para fazer o exame de colonoscopia, sem limite anual.

Mais informações sobre a mudança no site da ANS – http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/4501-franquia-e-coparticipacao.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Publicidade