Eliane Nikoluk assume o cargo de Secretária de Segurança e Defesa do Cidadão

Publicado em 23/5/19 às 6h52
Publicidade
Esquerda para direita: Deputado André do Prado, Prefeito Izaias Santana, Secretária Eliane Nikoluk, Vice-Prefeito Edgard Sasaki e Vereador Rodrigo Salomon.

Na terça-feira, dia 21, aconteceu no auditório do Paço Municipal, a cerimônia de posse da Coronel Eliane Nikoluk para o cargo de Secretária de Segurança e Defesa do Cidadão.

A cerimônia teve a presença do prefeito Izaias Santana, do deputado André do Prado, vereadores, policiais militares, representantes dos CONSEG’s (Conselho de Segurança) de Jacareí, do secretário de Assistência Social de Guararema Sidnei Santos Leal, do Comandante do 41º BPMI Tenente Coronel Adauto Martins da Silva, do delegado Cláudio dos Santos Filho e de outras autoridades locais.

Durante o evento, Izaias Santana, prefeito de Jacareí, agradeceu aos anos de trabalho do antigo secretário, Paulo Henrique Domingues, e se mostrou empolgado com os novos rumos que a pasta deve seguir. “Não pudemos deixar passar essa oportunidade e tenho certeza que Eliane está apta e disposta a agregar mais valores à nossa equipe”, afirmou o prefeito.

Prestigiando a posse, estava presente também o deputado estadual André do Prado, que parabenizou a escolha de Nikoluk e explicitou que é preciso ter coragem para assumir um cargo como esse, tendo em consideração a responsabilidade e a expectativa gerada pela função. “A Coronel é feita de enfrentar desafios e seu histórico é admirável. Izaias está contratando uma profissional de qualidade e junto com os demais secretários de Jacareí, tenho certeza que a cidade está em boas mãos”.

Já durante seu discurso, Eliane explicou que não teve como recusar o convite para a secretaria e que o enxergou como uma oportunidade de aprendizado. A secretária ainda comentou quais são seus planos para a cidade, que terão ênfase em quatro áreas: integração de esforços e trabalhos entre as secretarias, sociedade e demais órgãos de poder do município; um desempenho maior em trazer tecnologias para gestão da segurança pública da cidade; uma aproximação com a comunidade jacareiense, a fim de mapear os problemas e ouvir as pessoas de perto; e por último a valorização dos colaboradores, que são pessoas que estão servindo e protegendo outros cidadãos. Reconhecendo os órgãos de defesa ao cidadão de Jacareí, ela parabenizou os serviços prestados pelo PROCON, Gerência de Fiscalização de Normas e Posturas, Defesa Civil e Guarda Municipal.

Currículo de Nikoluk – Mãe de duas filhas e casada há 26 anos, Eliane Nikoluk foi a primeira mulher a comandar a Polícia Militar no Vale do Paraíba, Vale da Mantiqueira e Litoral Norte. A Coronel tem Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (São Paulo), além de Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (CAES) e um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Internacional, entre outros.

Assinatura da Ordem de Serviço do COI- Durante a cerimônia foi realizada também a assinatura da Ordem de Serviço do COI- Centro de Operações Integradas, um sistema de monitoramento em vídeo que vai auxiliar na segurança da cidade. O projeto tem a frente à Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e a Secretaria de Mobilidade Urbana.

O sistema deverá funcionar com 116 câmeras, posicionadas em pontos estratégicos. Delas, 8 são fixas, 86 do tipo Speed Dome, com tecnologia que permite grande capacidade de alcance com nitidez dos objetos mesmo à distância e movimentos panorâmicos, e outras 22 com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, que vão auxiliar na identificação de placas de veículos, mediante um convênio já firmado com a Secretaria de Segurança do Estado SP, permitindo acesso imediato ao banco de dados das polícias estaduais. O investimento é de R$ 5 milhões.

Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, os impactos positivos da instalação são na melhora da infraestrutura, a prevenção de acidentes, uma gestão inteligente do trânsito e também a coibição da fuga do pedágio. “Vamos devolver para a população o dinheiro gasto em impostos, com segurança de ponta e de qualidade. Esta é uma garantia que nós damos a todos os cidadãos que há anos esperam por isso”, enfatiza Edinho.

Já Nikoluk destacou que o COI vai funcionar como um cinturão de segurança, já que prioriza todos os pontos de acesso da cidade. “A partir do momento em que a gente reduz crimes e acidentes, temos consequentemente uma redução nos gastos na saúde, pois diminui o número de pessoas atendidas em hospitais”, comentou ela.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade