Estudantes de Jacareí se manifestam contra cortes na educação

Publicado em 16/5/19 às 7h53
Publicidade
Estudantes da IFSP de Jacareí fazem protesto pacífico contra o corte de verbas para a educação

Na quarta-feira, dia 15, alunos, professores e outros grupos a favor da educação, fizeram uma passeata que saiu do campus de Jacareí da IFSP- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e foi até o Pátio dos Trilhos.

Sob o grito “Tira a mão do meu IF”, os jovens se manifestaram contra o corte feito pelo MEC- Ministério da Educação, de 30% da verba destinada para as Universidades e Institutos Federais. Haverá também um contingenciamento para todas as etapas de ensino, da educação infantil até a pós-graduação.  

A manifestação foi pacífica e parou em frente à Prefeitura e a Câmara Municipal para que os alunos, que portavam livros, pudessem ler um texto que falava sobre a importância da educação e como ela influencia o desenvolvimento humano, além da ciência e a inovação do país.

A estudante Bárbara Sávio, que portava o cartaz “Acha a educação cara? Experimenta o preço da ignorância” explica a importância do protesto: “O Instituto Federal é uma rede pública, então é um direito nosso utilizar esse espaço. O corte afeta diretamente o nosso campus e o desenvolvimento de suas pesquisas, essas que são voltadas para a sociedade e para o nosso país como um todo”, explica.

Já Renata Plaza, que é professora de Psicologia da Educação e de Psicologia Organizacional da IFSP, salienta: “esse movimento é fundamental para que a sociedade entenda que nós da educação, professores, alunos e servidores, estamos preocupados com o futuro do país. O corte pode ter consequências terríveis para a educação”.

Nacional – As manifestações aconteceram em grandes cidades dos 26 estados e Distrito Federal, já no Vale do Paraíba, os maiores protestos foram em Taubaté, São José dos Campos e Jacareí.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade