PLiJ – Primeiro Prêmio Literário de Jacareí

PLiJ – Primeiro Prêmio Literário de Jacareí

EDITAL 01/2018

I – APRESENTAÇÃO

O I PRÊMIO LITERARIO DE JACAREÍ é promovido pelo Jornal Semanário, patrocinado pela Fíbria, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e Prefeitura Municipal de Jacarei – Projeto beneficiado pela Lei Municipal nº 3648/1995 – Lei de Incentivo à Cultura, cujo objetivo é impulsionar e dar oportunidade a novos escritores da cidade, publicando seus primeiros livros – ou obras inéditas – nas categorias CONTOS E CRÔNICAS, POESIA e ROMANCE. Este concurso é destinado aos residentes na cidade de Jacareí, e as obras devem ser escritas em língua portuguesa, por autores residentes no município de Jacareí.

II – INSCRIÇÃO

  1. Em cada inscrição o candidato deverá enviar um livro inédito, ou seja, que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não possua número de registro no ISBN. Obras lançadas integralmente em plataformas digitais não poderão ser inscritas. Publicações de pequenos trechos em até 20% da obra inscrita neste edital em plataformas digitais não acarreta a desclassificação da inscrição do candidato.
  2. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em mais de uma categoria, as inscrições deverão ser realizadas separadamente com o mesmo pseudônimo.
  3. A obra deverá ser anexada à inscrição online, através do formulário que pode ser encontrado em www.semanario.com.br, ou www.plij.com.br. As instruções para inscrição encontram-se no final deste edital.
  4. Orienta-se que o texto seja digitado em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5. É necessário salvar em PDF ou Google Documents, e ter no máximo 100MB.
  5. A inscrição deverá ser feita em nome do candidato que deverá anexar também uma cópia de seu RG, CPF e COMPROVANTE DE ENDEREÇO da cidade de Jacareí que esteja em nome do candidato.
  6. Não deve constar o nome do inscrito no arquivo enviado, apenas seu pseudônimo, sob pena de desclassificação. Cada candidato poderá inscrever apenas uma obra por categoria, utilizando-se do mesmo pseudônimo para todas as inscrições.
  7. A obra enviada na categoria CONTOS E CRÔNICAS deverá ter entre 120 mil e 400 mil caracteres com espaços. A obra enviada na categoria ROMANCE deverá ter de 150 mil a 600 mil caracteres com espaços. A obra enviada na categoria POESIA deverá ter no mínimo 25 mil caracteres com espaço. Entende-se por ROMANCE uma narrativa ficcional longa. Por LIVRO DE CONTOS um conjunto de narrativas ficcionais curtas. Por LIVRO DE CRÔNICAS, um conjunto de um conjunto de relatos com estilo de narrativa livre. Inscrições fora desses parâmetros serão invalidadas.
  8. Na obra de contos ou crônicas, cada CONTO deverá ser iniciado em uma nova página. Em ROMANCE, caso seja dividido em capítulos, cada capítulo deverá ser iniciado em uma nova página.
  9. As obras inscritas deverão conter prioritariamente textos. Ilustrações serão aceitas apenas se forem indubitavelmente necessárias e coesas com a proposta estética apresentada. Caso contrário, a inscrição será invalidada.
  10. Na primeira página da obra a ser anexada deverá constar apenas o TÍTULO e o PSEUDÔNIMO do autor, a fim de garantir a lisura no processo de julgamento. O nome do arquivo deve ser apenas o título da obra inscrita. Em nenhum local da obra ou no nome do arquivo poderá constar o nome do candidato, caso em que a inscrição será invalidada.
  11. As inscrições deverão ser feitas das 12h do dia 1º de Agosto até às 23h59 do dia 30 de Setembro de 2018, horário de Brasília. Fora deste período o sistema bloqueará inscrições e não serão aceitas inscrições por outros meios.
  12. O sistema lhe enviará uma cópia da inscrição para seu email. O candidato não poderá apagar este comprovante de inscrição. Caso a inscrição não tenha seguido rigorosamente o edital, será invalidada, com a discriminação do que não foi cumprido. Não caberão recursos para obras invalidadas.
  13. Caso o candidato tenha dificuldades com o sistema eletrônico, entre em contato com o Semanário através do telefone (12) 3952-1888 ou pelo email contato@plij.com.br.

 

III – JULGAMENTO

  1. As obras inscritas serão analisadas por uma comissão julgadora composta por escritores especialistas em literatura, definidos pela produção. A fim de se manter o sigilo no processo de julgamento, o nome da curadoria não virá a público e as obras pré-selecionadas serão divulgadas apenas com o resultado final. A fim de manter a imparcialidade, a comissão julgadora não tem nenhum vínculo com a cidade e receberá as inscrições apenas com pseudônimos. A comissão fará a avaliação e enviará os pseudônimos à produção que, por fim, revelará a identidade dos selecionados.
  2. Apenas as obras (identificadas por pseudônimos) serão recebidas pela comissão julgadora. Os demais dados das inscrições serão recebidas apenas pela produção que manterá em sigilo a identidade dos autores até que a comissão divulgue sua decisão final. A produção será encarregada de revelar o nome dos autores premiados à comissão julgadora.
  3. A comissão julgadora final terá por objetivo conceder o I Prêmio Literário de Jacareí a uma única obra em cada categoria. Porém, esta tem pleno poder de: a) alterar uma inscrição de categoria, caso julgue necessário; b) ao julgar não haver inscrições suficientes em uma determinada categoria, ou não haver candidatos capacitados para receber o prêmio em uma ou mais categorias, a comissão julgadora poderá conceder mais de um prêmio por categoria; c) premiar um candidato extra por menção honrosa; d) Rearranjar os prêmios em outras possibilidades, como compilações e divisão de prêmios, caso haja alguma necessidade.
  4. Guiados pelos objetivos do I Prêmio Literário, os critérios para análise e seleção das obras são: qualidade literária, ineditismo da obra e originalidade, cabendo ao júri a decisão final, que será soberana e não suscetível de apelo.

 

IV – PREMIAÇÃO

  1. O resultado do I PRÊMIO LITERÁRIO DE JACAREÍ será divulgado até novembro de 2018.
  2. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$2.000,00 e terá sua obra publicada e pelas Edições Semanário, com uma tiragem inicial mínima de 100 exemplares.
  3. Cada vencedor terá direito a 20 exemplares de seu livro. Será doado um exemplar de cada livro para as bibliotecas municipais, três exemplares de cada livro serão arquivados no acervo da editora. O restante estará disponível no evento de lançamento e, caso sobrem exemplares, estes ficarão na sede do Jornal Semanário e poderão ser adquiridos por quem desejar. Para adquirir, basta ir à Rua Armando Salles de Oliveira, 74, Jardim Leonídia, assinar o livro de recebimento e pegar seu exemplar. Será permitido um exemplar por pessoa. Para Portadores de Necessidades Especiais que não podem buscar pessoalmente, poderão entrar em contato com a empresa e discutir caso a caso o modo de entrega.
  4. A cerimônia de premiação tem data prevista para março de 2019.
  5. O autor vencedor de cada categoria deverá obrigatoriamente participar do lançamento das obras no evento promovido pelas Edições Semanário, assumindo seus custos de locomoção e alimentação.
  6. Obras não premiadas podem ser convidadas a ter sua obra publicada no Jornal Semanário ou no site do PLiJ – I Prêmio Literário de Jacareí. Cada caso será discutido com o autor.
  7. O Semanário será detentor não exclusivo dos direitos autorais das obras publicadas (on-line e física) pelo período 2 anos com possibilidade de prorrogação sem ônus algum. Da mesma forma, caso o autor da obra receba ofertas de outras editoras para publicar seu livro, o autor pode solicitar o cancelamento deste contrato, igualmente sem ônus para ambas as partes, desde que respeitado o prazo de dois anos. Cada caso será avaliado.

 

 

V – DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. As inscrições para o I Prêmio Literário de Jacareí são gratuitas.
  2. É vedada a participação de sócios, funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau do Semanário, de membros com poder diretivo na Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, de funcionários com poder diretivo da área de comunicação da Fíbria (patrocinadora), bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.
  3. Candidatos com dificuldades em utilizar o formulário digital e que desejam entregar em mãos, deverão imprimir:
    1. Cópia simples do RG e do CPF;
    2. Comprovante de endereço em nome do candidato;
    3. 01 cópia do texto (impresso/manuscrito e encadernado);
    4. Autorização dos pais com firma reconhecida em cartório (para menores de 16 anos)
    5. Deverá responder em papel simples as seguintes questões:
  1. Qual pseudônimo utilizado para inscrição?
  2. Telefone e e-mail para contato;
  • Categoria da inscrição: A) CONTOS E CRÔNICAS; B) POEMAS; C) ROMANCES;
  1. Breve currículo artístico de até uma página (em A4).
  2. Escolaridade
  3. Por que você deseja se inscrever neste concurso?
  1. No caso acima citado, o candidato deverá entregar pessoalmente no posto de inscrição: Sede do Jornal Semanário (Rua Armando Salles de Oliveira, 74, Jardim Leonídea, próximo à prefeitura).
  2. Será de responsabilidade do candidato o compromisso de que o texto inscrito seja inédito. Caso seja constatada sua publicação prévia, a inscrição será invalidada. Pelo ato de inscrever-se neste edital o candidato declara que a obra enviada é inédita e de sua própria autoria.
  3. A responsabilidade por acusações de plágio é inteira e exclusiva do candidato.
  4. Ao inscrever-se neste edital o candidato está ciente da possibilidade da publicação de sua obra pelas Edições Semanário.
  5. Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 20% do total.
  6. Nenhum arquivo enviado será devolvido aos candidatos.
  7. Caberá ao candidato indicar, na inscrição, um e-mail válido. O Semanário não se responsabiliza por mensagens não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes ao e-mail do candidato, tais como caixa de entrada cheia, programas anti-spam ou servidor fora do ar.
  8. As obras não terão cobertura securitária, sendo que qualquer eventualidade e custo quanto ao envio e/ou eventuais extravios serão de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.
  9. Não é permitida a inscrição de autores jacareienses residentes fora da cidade há mais de 02 anos.
  10. Menores de 16 anos podem se inscrever, obedecendo aos seguintes critérios:
    1. Deverão anexar junto à ficha de inscrição a autorização de ambos os genitores, ou do genitor detentor da guarda do menor e/ou do guardião judicialmente instituído.
    2. Nos casos de apenas um genitor ser o detentor da guarda do menor e/ou de outro detentor da guarda que tenha sido instituído por meio de decisão judicial, será igualmente necessário o envio da decisão judicial que institui tal guardião.
    3. A assinatura dos responsáveis deverá ser devidamente reconhecida em cartório.
    4. Caso o menor seja ganhador em qualquer categoria, o valor do prêmio a ele devido será depositado em uma conta poupança a ser aberta junto à instituição financeira a ser eleita por esta Comissão Organizadora.
  1. Pelo ato de inscrever-se neste edital, confirma-se que os inscritos concordam em ceder o direito do uso de imagem, gratuitamente, para divulgação do Prêmio Literário.
  2. Pelo ato de inscrever-se neste edital confirma-se que o candidato aceita todos seus termos e condições.

Informações adicionais e dúvidas sobre o I Prêmio Literário de Jacareí podem ser obtidas pelo e-mail contato@plij.com.br